Opinião
17/06/2024 às 14:41
Drª Gisele Victor Batista
Top Voice
Sustentabilidade & Linkedin Creator | Diretora na Harpia Meio Ambiente |
Especialista em ESG e Sustentabilidade | Consultora | Palestrante | Mentora
No momento atual, as empresas têm vários motivos para buscar
a sustentabilidade em seus processos de gestão, seja por ganho reputacional,
captação de recursos financeiros, possibilidade de vantagem competitiva ou até
mesmo pelo aumento de seu valor de mercado. Contudo, para que a
sustentabilidade seja vivenciada no dia a dia das organizações, é preciso
condicionar comportamentos e decisões que não estejam contemplados nos manuais
de procedimentos.
É a cultura pela sustentabilidade: incluir informações e orientações que
promovam e reforcem práticas positivas em relação ao meio ambiente, gerem maior
valorização das pessoas e, acima de tudo, despertem para uma forma mais
consciente de conduzir os negócios. Além disso, deve estar orientada a uma nova
mentalidade de gestão corporativa, e não apenas centrada na construção de dados
para elaboração de relatórios aos stakeholders.
As empresas conscientes criam valor através da cultura da sustentabilidade,
estabelecem relacionamentos duradouros com suas partes interessadas e são mais
propensas a atingirem seus próprios objetivos estratégicos e comerciais,
favorecendo sua licença social de operação e propiciando uma visão mais ampla
do mercado. Elas reconhecem que o resultado financeiro é consequência deste
novo modelo de gerar valor compartilhado à sociedade, e estabelecem um novo
acordo social e ambiental com seus stakeholders, adaptando-se às mudanças
socioculturais e validando as exigências dessas partes interessadas.
Ao implantar uma Agenda ESG, as empresas demonstram seus compromissos com a
sustentabilidade, responsabilidade social e transparência, aumentando a
credibilidade junto aos investidores, capturando novos consumidores e atraindo
talentos alinhados aos valores corporativos e propósito maior. Mas para que a
Agenda ESG tenha sucesso, ela deve ser um projeto composto por ações
coordenadas e alinhadas à essência do negócio, para que a marca da organização
seja reconhecida como um agente de transformação e que deixará um legado
positivo no mundo.
E na sua organização, quais são as estratégias para fomentar a
cultura pela sustentabilidade?
ACIBALC. Todos os direitos reservados. 2024