Conexão ESG: como tornar a sustentabilidade um bom plano de negócios?

Drª Gisele Victor Batista
Top Voice Sustentabilidade & Linkedin Creator | Diretora na Harpia Meio Ambiente | Especialista em ESG e Sustentabilidade | Consultora | Palestrante | Mentora

 

No momento atual, as empresas têm vários motivos para buscar a sustentabilidade em seus processos de gestão, seja por ganho reputacional, captação de recursos financeiros, possibilidade de vantagem competitiva ou até mesmo pelo aumento de seu valor de mercado. Contudo, para que a sustentabilidade seja vivenciada no dia a dia das organizações, é preciso condicionar comportamentos e decisões que não estejam contemplados nos manuais de procedimentos.


É a cultura pela sustentabilidade: incluir informações e orientações que promovam e reforcem práticas positivas em relação ao meio ambiente, gerem maior valorização das pessoas e, acima de tudo, despertem para uma forma mais consciente de conduzir os negócios. Além disso, deve estar orientada a uma nova mentalidade de gestão corporativa, e não apenas centrada na construção de dados para elaboração de relatórios aos stakeholders.


As empresas conscientes criam valor através da cultura da sustentabilidade, estabelecem relacionamentos duradouros com suas partes interessadas e são mais propensas a atingirem seus próprios objetivos estratégicos e comerciais, favorecendo sua licença social de operação e propiciando uma visão mais ampla do mercado. Elas reconhecem que o resultado financeiro é consequência deste novo modelo de gerar valor compartilhado à sociedade, e estabelecem um novo acordo social e ambiental com seus stakeholders, adaptando-se às mudanças socioculturais e validando as exigências dessas partes interessadas.


Ao implantar uma Agenda ESG, as empresas demonstram seus compromissos com a sustentabilidade, responsabilidade social e transparência, aumentando a credibilidade junto aos investidores, capturando novos consumidores e atraindo talentos alinhados aos valores corporativos e propósito maior. Mas para que a Agenda ESG tenha sucesso, ela deve ser um projeto composto por ações coordenadas e alinhadas à essência do negócio, para que a marca da organização seja reconhecida como um agente de transformação e que deixará um legado positivo no mundo.

E na sua organização, quais são as estratégias para fomentar a cultura pela sustentabilidade?

Voltar