Conselho Estadual da Mulher Empresária fomenta liderança feminina em SC

Formado por 62 núcleos de mulheres empresárias, espalhados em todas as regiões do Estado, o Conselho Estadual da Mulher Empresária de Santa Catarina (Ceme), ligado à Federação das Associações Empresariais (Facisc), tem como foco dar notoriedade ao empreendedorismo feminino e contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento de lideranças, por meio do associativismo.

A atual presidente, Janelise Royer dos Santos, enfatiza que o Conselho vem promovendo ações no sentido de capacitar, sensibilizar e empoderar as mulheres, para que assumam papéis de destaque e sejam protagonistas dentro de suas empresas, instituições e da sociedade. “Nosso objetivo maior é incentivar as mulheres a participarem das diretorias das suas associações empresariais ou entidades de classe e, com isso, termos mais lideranças femininas conquistando espaço para trabalhar e ajudar a construir um futuro próspero”, afirma Janelise.

Segundo ela, o programa Onda Mentoring foi um dos principais projetos desenvolvidos em 2018 e carregou esse propósito: “trouxemos experiências reais, de mulheres iguais a nós, que superaram barreiras e conquistaram seu lugar ao sol”. O programa foi desenvolvido em uma plataforma on-line e teve a participação de 306 inscritas, de quatro países e 13 estados brasileiros. Durante o Onda, oito mulheres com trajetórias inspiradoras, seja na política, no âmbito empresarial ou institucional, compartilharam suas experiências e, de acordo com a Janelise, houve uma grande identificação do público com as histórias apresentadas. “Todas puderam ver que é possível alcançar o sucesso com trabalho, determinação e coragem. O empreendedorismo em cada uma foi evidenciado em cada passo das suas trajetórias. Esperamos a segunda edição do Onda em 2019, e já estamos trabalhando para isso”, garante.

Outra ação que deve ter continuidade neste ano é o Empreende Mulher Catarinense que, em 2019, chega à quinta edição. “Em 2018, o Empreende teve um formato diferente, o que agradou ao público. E a cada ano, teremos uma cidade diferente recebendo o evento”, frisa a presidente do Ceme. Em 2018, o evento ocorreu em Camboriú, com uma programação voltada à capacitação, geração de negócios e integração das mais de 300 mulheres participantes, oriundas de 44 cidades.

Além das reuniões de diretoria e dos eventos em nível estadual, o Ceme também promove, ao longo do ano, as Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs), que são encontros regionais de núcleos, já marcados para os meses de abril, maio, junho e julho.

Foto e informações Comunicação Facisc