Desenvolvimento: em reunião com o prefeito de Balneário, membros da Acibalc discutem políticas públicas

Na tarde desta terça-feira, 3, o Prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio de Oliveira, recebeu em seu gabinete membros da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú - Acibalc, representados pelo presidente Augusto München.

Na pauta, assuntos de interesse da classe empresarial como o desenvolvimento de uma política diferenciada para o pequeno empreendedor através de uma legislação que estabeleça melhores condições, a Praça do Cidadão, o Centro de Eventos e a Zona Azul, temas discutidos recentemente em conselhos da cidade e em reuniões com representantes do município.

Praça do Cidadão, Centro de Eventos e Zona Azul

Sobre a Praça do Cidadão Fabricio destacou que todo e qualquer projeto que for de interesse da cidade deverá ser apreciado pela administração municipal reafirmando seu compromisso com uma gestão trasparente. Nesse sentido frisou o interesse da prefeitura na construção de um complexo que abrigue sua sede administrativa e convidou os membros da Acibalc a participarem da audiência pública que acontecerá no próximo dia 9 e tratará novamente do assunto.

Quanto ao Centro de Eventos, o prefeito deverá marcar uma segunda reunião com a entidade para estabelecer uma estratégia para conduzir a concessão junto ao Governo do Estado. A previsão de entrega da obra era o final de 2017, mas foi revista em função de modificações no projeto e atrasos comuns numa construção desse porte, já que houveram aperfeiçoamentos.

Os mais de 33.000 m² divididos em quatro grandes áreas, duas para exposições e convenções, uma para alimentação e outra, no piso superior, com duas salas para 1.600 pessoas sentadas, torna o centro de eventos de Balneário um dos maiores complexos para eventos do Brasil e deverá impulsionar o turismo de negócios na região.

Por último e não menos importante, Fabrício falou da Zona Azul e confirmou que a documentação para licitação está sob análise do tribunal de contas. Afirmou também que a tecnologia envolvida não tem relação com o custo nem com o trâmite burocrático.

Facilidade para pequenos empreendedores

Outro item da pauta foi o combate a burocracia. Nelson Oliveira, diretor de turismo de Balneário e ex presidente da Aicbalc, que também participou do encontro, comentou sobre a parceria entre o poder público e o Sebrae na criação da Cidade Empreendedora.

O projeto que visa a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos como desburocratização, atores do desenvolvimento, sala do empreendedor, compras públicas, educação empreendedora, pesquisas e planejamento estratégico da gestão municipal, gestão de projetos e plano de desenvolvimento econômico, tem como principal objetivo a melhora do ambiente de negócios, fortalecendo a cultura empreendedora e estimulando que as empresas saiam da informalidade.