Diretor de Inovação da Acibalc representá BC no maior hub de apoio à StartUps do Brasil

O diretor de inovação e criatividade da Acibalc, Marco Aurélio Petrelli, passa a integrar a InovAtiva Brasil, um dos maiores hubs de apoio às StartUps do país, como Agente para Balneário Camboriú e movimento Costa Valley.  Seu papel será o de representar localmente o InovAtiva, sendo responsável pela divulgação da comunidade em sua região, incentivando os empreendedores locais a submeter propostas e os apoiando nesse processo, viabilizando uma comunicação mais efetiva e direta do programa com os potenciais empreendedores.

Os Agentes são representantes voluntários do InovAtiva que promovem ações focados no Programa, além de capacitações em geral em suas regiões. Auxiliam na articulação do ecossistema local apoiando os Líderes de Comunidade. O programa segue impactando o ecossistema de empreendedorismo e inovação no país. Já são mais de 1000 mentores, 350 avaliadores, 160 disseminadores, 40 líderes de comunidade e 35 agentes que juntos conectam uma rede de apoio e mentoria para criar um ambiente favorável aos desenvolvedores de negócios inovadores.

O InovAtiva Brasil foi criado em 2013 pelo Ministério da Economia, sendo idealizado e articulado para se tornar uma ferramenta de gestão pública que realiza aceleração, conexão, visibilidade e mentoria para startups em todo o território nacional. Em 2016 o Sebrae somou esforços com o Ministério da Economia e se tornou co-realizador, trazendo capilaridade nas ações do programa pelo país. Atualmente o programa é coordenado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia e pelo Sebrae.

A partir do terceiro ciclo, no incio de 2015, a Fundação CERTI com sede em Florianópolis, foi selecionada para operacionalizar o programa. A fundação possui experiência na elaboração de projetos como Sinapse da Inovação, uma iniciativa que apoia o nascimento de centenas de startups em estados brasileiros e desenvolve parques tecnológicos em todo o Brasil.

Marco Petrelli é Doutor em Design pela UFSC, e o atual presidente do BC Criativo, um Conselho Gestor da Prefeitura de Balneário Camboriú que tem por objetivo articular e acompanhar a implantação de políticas públicas, para o fortalecimento da economia criativa, diversificando a matriz econômica da cidade. 


Voltar