Diretoria da Acibalc participa de plenária na Escola de Cães-Guias Helen Keller

Idealizada ainda na década de 90 pelo médico Augusto Luiz Gonzaga, a Escola de Cães Guias Helen Keller foi constituida em julho de 2000 em Florianópolis como uma instituição civil de direito privado e sem fins lucrativos com o objetivo de oferecer à pessoa com deficiência visual ou baixa visão, oportunidades e qualidade de vida com mobilidade, inserindo-a posteriormente na sociedade. Desde 2008 a sede é no município de Balneário Camboriú e a escola conta com o apoio de voluntários e parceiros para que as ativididades sejam desenvolvidas com excelência.

Na manhã da terça-feira, dia 17, a reunião mensal plenária da diretoria da Associação Empresarial de Balnéario Camboriú e Camboriú - Acibalc foi realizada nas dependências da Escola. Acompanhados do Presidente, Enio Gomes e do treinador Fabiano Pereira, os presentes receberam informações a respeito do perfil organizacional, seu histórico e investimentos necessários para que ela continue em plena funcionalidade.

Com nova estrutura, inaugurada em 2016, um das mais importantes metas alcançadas foi a ampliação da estrutura que hoje proporciona condições de graduar um número maior de cães. A visão da escola é de até o ano de 2021 reproduzir e treinar em torno de 30 cães-guias por ano. Até hoje já foram formados 19 duplas de cães-guias, correspondendo a 20% da população de duplas existentes no Brasil.

Além da graduação, outro destaque da participação da Escola em sua atividade de responsabilidade social é a contribuição dada ao Programa Cão Guia Federal durante os anos de 2013 a 2015 junto ao Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú. A Escola de Cães-Guias Helen Keller foi responsável por executar todo o processo técnico da formação de cães-guias do Programa Federal compreendendo a transferência de know how para a construção do centro de treinamento da instituição, Seleção para aquisição de 52 filhotes para o programa, recrutamento de famílias socializadoras, formação do plantel genético com seis matrizes e dois padreadores, formação de cinco treinadores de cães-guias, formação parcial de cinco instrutores de cães-guias, acompanhamento no treinamento de 44 cães, graduação de 18 cães-guias, adaptação de 16 duplas e o cliente-cão guia.