Diretoria da Facisc planeja ações para os próximos três anos

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) realizou na última quinta-feira, 10/12, a reunião de Planejamento para a nova Gestão 2021/2023. Ciça Muller, ex presidente da Acibalc, que assume a pasta de Comunicação e Marketing da Federação participou do encontro.

O presidente Sérgio Rodrigues Alves ressaltou o trabalho voluntário de todos os empresários que atuam na diretoria da Facisc. “Assumi este desafio para me dedicar full time à causa do associativismo e ao desenvolvimento das empresas e do nosso estado. E juntos, com todos os diretores, vamos trabalhar para ajudar as associações e empresas do nosso Estado”. O presidente citou o governador Luiz Henrique para demonstrar o ritmo que dará a sua gestão. “Cada minuto que passa é um minuto perdido, e isso é verdade. Então vamos acelerar”.

O planejamento foi construído de forma colaborativa entre a diretoria da Facisc e os presidentes das associações empresariais, a partir de cinco pilares que nortearão todo o trabalho até 2023, são eles: representatividade, integração e diálogo, capacitação, inovação, e soluções e projetos.

Dentro do planejamento várias fases foram realizadas, estão em andamento e ainda serão colocadas em prática. O processo de sucessão de diretorias, análise de cenários onde foram consultados diretores, gestores e público, onde cada diretor pode elencar o que espera para os próximos anos. Além disso, os presidentes das associações também contribuíram com sugestões e pontos a serem trabalhados através de um levantamento realizado pelos consultores de Atuação Regional.

As próximas fases ainda contemplam a definição das atividades e ações a serem realizadas, o verdadeiro “mão na massa”, e definir indicadores e metas para cada área.

Reuniões mensais de diretorias todas as terceiras quintas-feiras do mês. A primeira já está marcada para o dia 21 de janeiro de 2021. As reuniões serão híbridas, ou seja, realizadas de forma presencial e virtual.

Algumas ideias que foram propostas durante esta primeira reunião foram: alteração do estatuto, captação de novas empresas, criação de novos núcleos, como por exemplo, a criação de 30 núcleos de sucessão empresarial em todo o estado, promoção de palestras em comitê específicos, criação de nova estrutura para o Programa Empreender (parceria com o Sebrae), criação de Programa de Apoio Financeiro para as Associações Empresariais e Programa de Capacitação, criação da Sociedade Anônima, adaptação de novas ferramentas de gestão, criação de novas soluções empresariais, novas ferramentas de comunicação, criação da Cooperativa Facisc/Microcrédito, locação dos andares, campanha Facisc 50 anos e promoção de trocas sustentáveis entre associações empresariais, como mobiliário, equipamentos, entre outros.

Mão na massa

A Facisc trouxe a experiência do Pacto Global para fazer a gestão e execução do planejamento estratégico. São as plataformas de ação, que vão fazer com que os objetivos estratégicos sejam realizados.