Acibalc participa de comemorações dos 50 anos da FACISC

A primeira reunião presencial da diretoria da Facisc durante a pandemia aconteceu por conta de um acontecimento marcante na história da entidade: a comemoração dos 50 anos. O evento reuniu os diretores na tarde da quinta-feira,11/11. O presidente da Federação, Sérgio Rodrigues Alves, ressaltou que com a liberação dos eventos presenciais, a Facisc conseguiu realizar a agenda de comemoração do cinquentenário. “Este evento marca os 50 anos da entidade, mas também marca a volta aos eventos presenciais”, destacou.

O presidente da Acibalc, Héderson Cassimiro, acompanhado das ex-presidentes Ciça Muller e Magda Bez - que ocupam cargos também na Facisc, estiverem presentes.

Durante a reunião foram dados passos marcantes para os 50 anos da entidade, como o lançamento do Facisccred. O objetivo é oferecer soluções e oportunidades financeiras no portfólio da Federação com o objetivo de viabilizar a abertura, crescimento e perenidade nos mais diversos setores da classe empresarial catarinense. Através de parcerias com instituições financeiras, como linhas de crédito, carta de garantia de crédito, adiantamento de recebível, tarifas bancárias, aplicações financeiras, máquinas de cartões, seguros, atendimento diferenciado ou personalizado, estruturação de projetos, câmbio e consórcio. Segundo o diretor de Soluções Financeiras, Ciro Cerutti, a ideia é oferecer soluções baseadas em Inteligência de Mercado voltadas para a melhoria do ambiente de negócios. “As soluções são um método de perenidade das associações empresariais e de ajuda qualificada para as empresas associadas”.

O Projeto Geração Empreendedora também foi tema da reunião. A coordenadora de Projetos Especiais, Adelita Adiers e a diretora de Educação Empreendedora Nadir Koerich, apresentaram os resultados do Projeto que é 100% associativista e voluntário.“Este ano foi realizada a primeira edição híbrida em 42 escolas catarinenses, sendo que 33 públicas, 220 jovens e 16 associações empresariais”.

O Programa DEL – Desenvolvimento Econômico Local – foi apresentado pelo diretor da pasta, Rogério Maldaner. Além disso, o consultor do Programa, Osmar Vicentin, detalhou como o trabalho foi realizado nos 46 municípios, com mais de 2 mil voluntários e 150 câmaras técnicas. “As parcerias que são firmadas em todo o processo fazem do DEL um programa diferenciado de governança local e desenvolvimento econômico”.

Durante o evento também foram apresentados temas internos da Federação como relatórios e detalhamentos da parte administrativa e financeira pelo diretor financeiro, Evandro Müller e o superintendente financeiro, Rodrigo Busana.  O coordenador do Programa Empreender, Gilson Zimmermann, apresentou a nova estruturação do Programa e atividades que estão em andamento. Além disso, o ex-presidente da entidade, Alaor Tissot, relatou sobre todo o processo de construção e consolidação da sede da Federação. O assessor jurídico da Facisc, Murilo Gouvêa dos Reis, apresentou toda a equipe e trabalho realizado. André Odebrecht, diretor de Projetos, detalhou como vem funcionando toda a plataforma de ação da Facisc, onde são desenvolvidos cada um dos projetos da Federação. Além disso, os líderes de cada plataforma apresentaram o desenvolvimento das ações, Magda Bez com a plataforma de Capacitação, Janelise Royer dos Santos, de Integração e Diálogo e Amarildo Niles de Inovação.