Estagiários e trainees: Por que o meu negócio precisa deles?

A nova economia exige que as empresas saibam captar e manter um recurso imprescindível: as pessoas. Trazer novos talentos para a empresa é fundamental para que haja inovação e crescimento diante de um cenário instável. Neste artigo, vamos apresentar a contribuição que estagiários e trainees podem trazer para a sua organização, tornando possível que você avalie qual dessas modalidades poderá mais benéfica para o seu negócio ou mesmo considerar as duas possibilidades.

O estágio é um momento que proporciona a integração entre teoria absorvida através da universidade e a prática oferecida pela empresa. A Lei de Estágios n. 11.788 de 2008 define em seu artigo 1º que “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior (...)” (p.1). O estágio faz parte da trajetória do curso e se integra ao processo de formação do estudante, visando à contextualização curricular e ao aprendizado de competências específicas da atividade profissional, possibilitando o desenvolvimento para o trabalho e para a cidadania. O prazo máximo de estágio definido por lei é de 2 anos na mesma organização.

O trainee por ser um profissional formado, enquadra-se como um colaborador contratado de acordo com a legislação trabalhista. Com perfil jovem, os programas de seleção para trainee são visados por profissionais recém formados, e na prática, o trainee se diferencia dos outros colaboradores pois o seu objetivo é aprofundar conhecimentos, buscar inovação e planejar a sua carreira alinhado com os objetivos da empresa, dentre os objetivos, ao final do programa o profissional já estará apto a assumir um cargo de liderança dentro da organização e o tempo de atuação como trainee varia conforme o programa.

Mas e então, quais são as diferenças? e como escolher entre eles? Bom, as principais diferenças estão nos objetivos de cada programa, enquanto o estágio é uma forma de agregar valor e conhecimento mútuo entre organização, estagiário e universidade, o trainee se destaca como um programa de formação de líderes. É importante saber que ambos os programas são formas de alavancar seu negócio através de pessoas capacitadas, motivadas pelo desenvolvimento pessoal e organizacional, e é imprescindível um programa bem estruturado para aproveitar ao máximo esse talento.

Visando os benefícios mútuos que tanto a empresa quanto o estagiário possam usufruir, o Univali Carreiras disponibiliza uma série de informações sobre a contratação de estagiários, das implicações legais aos ganhos que a sua empresa pode ter ao firmar um vínculo com este profissional e com a universidade. O estagiário carrega consigo um universo de possibilidades e potencialidades, e o vínculo com este profissional representa uma abertura de portas para o descobrimento de novos talentos para sua empresa.