FACISC debate reforma trabalhista com Ministro Ronaldo Nogueira

Cerca de 100 empresários representantes das associações empresariais filiadas à FACISC, entre eles a VP de Núcleos da ACIBALC Mariane Nicoloso, participaram na sexta-feira, dia 17, de uma reunião-almoço promovida pela Federação com o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

O objetivo do encontro foi oportunizar a discussão da proposta de modernização da legislação trabalhista que tramita na Câmara Federal. O ministro enfatizou os três eixos da proposta de modernização apresentada em 22 de dezembro na forma de projeto de lei, que são: consolidação de direitos, segurança jurídica e geração de oportunidades de trabalho e renda. O ministro considera ainda que a modernização vai permitir que nos acordos coletivos entre patrões e empregados se delibere sobre itens como banco de horas, intervalo de almoço e participação nos lucros e que esses acordos, depois de homologados pelo Ministério do Trabalho, ganharão força de lei, evitando interpretações diferentes mais tarde.

Durante o evento, o Ronaldo participou de uma sessão de perguntas e respostas e ressaltou a necessidade de que aqueles que contratam e aqueles que são contratados tenham direitos iguais. Disse que a expectativa é que o Brasil tenha condições de gerar 5 milhões de postos de trabalho a médio e longo prazo.

Estiveram presentes além do Presidente e Vice da FACISC, Ernesto Reck e Jonny Zulauf, o deputado federal Celso Maldaner. Para Reck, o principal ponto do projeto de lei é a ampliação do negociado sobre o legislado, fundamental para que o empresariado brasileiro possa modernizar suas relações diárias com os trabalhadores.

Por Gisele Girardi - Assessoria de Comunicação