Lançada a campanha "Mais Segurança no Trânsito"

Foi apresentada oficialmente à sociedade catarinense, na tarde desta terça-feira, 19, a campanha “Mais Segurança no Trânsito”, em ato no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. A solenidade contou com a presença do governador Eduardo Pinho Moreira, que salientou a importância de conscientizar a população sobre os elevados índices de acidentes envolvendo motocicletas. É justamente esse o foco da campanha, que será veiculada em meios de comunicação estaduais. Favorável a campanha, a Facisc foi representada no evento pela assessora de comunicação, Graziella Itamaro.

“Nós temos quase 500 atendimentos por mês em hospitais públicos de Santa Catarina por acidentes de moto. O índice de mortalidade é extremamente elevado. Essa campanha visa a conscientização não apenas dos motociclistas, mas da sociedade como um todo, para que possamos diminuir esses índices”, disse o governador.

Eduardo Pinho Moreira ainda salientou que os acidentes provocam um custo elevado para a saúde pública já que, além do atendimento hospitalar, há indenizações e reabilitações em grande parte dos casos: “Se pudermos evitar essa cadeia de processos, economizaremos para o Estado e estaremos dando mais saúde para o restante das pessoas.”

Encontro dos despachantes

Um pouco antes do lançamento da campanha, o governador também assinou a autorização para que, nos processos de transferência de veículos, os certificados de registro e licenciamento de veículo (CRLV) possam ser emitidos por escritórios de despachantes. Representantes da categoria vieram de diversas partes do Estado para prestigiar a solenidade. De acordo com o diretor do Detran, Vanderlei Rosso, a medida facilita os processos para o cidadão, já que hoje são pouco mais de 80 pontos de atendimento, enquanto os despachantes estão presentes em todas as cidades do Estado.

“Isso é uma desburocratização, que é o papel do Estado. Temos que facilitar a vida do cidadão e dar mais agilidade e economia aos processos. Vamos poupar tempo e ter um controle rigoroso e transparência de todos os atos que envolvem o licenciamento de veículos”, disse o governador.

Outra novidade é que os cartórios poderão, a partir do fim de julho, fazer a comunicação de venda automaticamente, o que facilita os trâmites. Para o presidente da Associação de Despachantes Oficiais do Trânsito de Santa Catarina, Osnildo Osmar Silveira, o dia foi de muitas alegrias, por conta do atendimento a um pleito antigo da categoria.

“Vamos ampliar os pontos de atendimento. Além da desburocratização, essa medida também vai ajudar a mobilidade. O cidadão não precisará mais viajar 80 ou 90 quilômetros para fazer a sua documentação”, diz Silveira.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado de Comunicação

Voltar