FACISC reúne-se com APEX Brasil e avalia parcerias para internacionalização de empresas catarinenses

Com o objetivo de conhecer a atuação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e avaliar possíveis parcerias para o Hub empresarial catarinense, o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, acompanhado dos diretores, Sérgio Luiz Matte, Milvo Zancanaro, Bruno Saldívia e Volmir Marcos Voltolini, reuniu-se nesta quarta (17/03) com o Gerente de Relações Institucionais e Governo da Apex, Roberto Gondin e o representante regional Sul, Gabriel Isaacson.

No encontro os representantes da APEX falaram sobre a atuação e as possibilidades da agência em temas de internacionalização e promoção comercial. Também dialogaram sobre as possíveis formas de cooperação em prol da inserção internacional para as empresas de Santa Catarina. “Nosso propósito é encontrar formas de atuação cooperada aproveitando a capilaridade da Facisc e potencial que temos para ajudar as entidades e as empresas, principalmente nas questões de internacionalização. Temos um grande potencial em todos os sentidos da nossa produção, mas certas vezes o empresário não sabe por onde começar e estamos aqui para buscar formas de ajuda-lo”, ressaltou o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves.

Grande motivador do encontro, o diretor dos jovens empreendedores, Bruno Saldívia, apresentou o Conselho Estadual e manifestou a preocupação com a mortalidade das empresas e a importância do acesso ao mercado para ampliar a competividade.

Gerente de relações governamentais e institucionais da Apex, Roberto Gondin, destacou a importância estratégica de Santa Catarina para os negócios internacionais e lembrou que a Agência possui inúmeros projetos para contribuir com o crescimento e a produtividade do país e do estado.

Representante da Apex no Sul, Gabriel Pereira, relatou algumas das atividades que podem ser disponibilizadas para as empresas catarinenses. “A Apex Brasil não estratifica as empresas pelo porte no acesso aos produtos, mas pela maturidade exportadora. Fazemos um diagnóstico bastante estruturado e temos produtos para empresas em diferentes escalas e uma equipe de internacionalização que aborda de maneira customizada para cada empresa”, explicou.

De acordo com o representante, um dos pilares de trabalho da agência é a inteligência comercial onde os dados são transformados informação com relatórios específicos para setores e mercados. “Divulgamos informações importantes sobre acesso a mercado e disponibilizamos para os empresários”, apontou.

Para o diretor de comércio exterior da Facisc, Volmir Marcos Voltolini, o desejo de impulsionar o comércio exterior dentro da Federação é algo latente. “Temos muitas empresas com potencial de aumentar sua capacidade e estamos aqui para colaborar”, declarou.

“Queremos estar sempre juntos no que fortalece a internacionalização das empresas de SC e queremos colaborar para criar melhores condições de acesso as ferramentas que a Apex oportuniza”, completou o diretor de relações internacionais, Sérgio Matte.

Satisfeito, o presidente Sérgio Alves encerrou o encontro agradecendo a disponibilidade dos representantes da Apex e colocou a Federação a disposição para levar os projetos e informações ao conhecimento dos associados. “Acredito que temos muito para cooperar e daqui para frente é trabalhar para tocar os propósitos aqui apresentados”, concluiu.