Fluxo de veículos: Os números da temporada de verão entre o feriado de Natal e Ano Novo

Discutir mobilidade urbana é um dos temas de interesse da classe empresarial. E o objetivo da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú - Acibalc ao colaborar com o desenvolvimento econômico local é trazer para o conhecimento da sociedade dados importantes sobre os números que afetam diretamente o cotidiano da população, principalmente das que vivem em regiões de praias.

Em entrevista recente, a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho entre Curitiba (PR) e Palhoça (SC), formado pelo Contorno Leste de Curitiba e pelas BR's 376 e 101 Sul - rodovia em que se intensificou o movimento pelo destino litoral, divulgou dados relacionados ao fluxo de veículos e atendimentos nos feriados de final de ano.

A empresa realizou entre os dias 21 a 25 de dezembro de 2018, 3.573 atendimentos, o relativo a um atendimento a cada dois minutos no trecho entre Curitiba e Florianópolis durante feriado prolongado de Natal. Já entre o feriado de Ano Novo, que compreendeu os dias 28 de dezembro a 1º de janeiro o número foi de 3.923 atendimentos.

Feriado de Natal

A maior parte dos acionamentos entre os últimos dias do ano de 2018 foi para assistência a veículos com problemas mecânicos – 1.459 acionamentos. Além disso, as equipes da concessionária atenderam 217 usuários com problemas clínicos, e prestaram socorro em 210 acidentes, com 41 vítimas leves, 3 moderadas e 2 mortes – uma em acidente com tombamento de caminhão na BR-376 no dia 22 e outra por atropelamento na madrugada do dia 23 no Contorno Leste/BR-116.

Ano Novo

Dos acionamentos mais comuns, 48% deles ocorreu em solicitação de auxílio mecânico. Em situações de socorro médico, a Litoral Sul prestou 210 atendimentos clínicos e suporte a 173 acidentes, com 55 vítimas leves, três moderadas, quatro graves e um óbito – morte por atropelamento no km 97 da BR-116/Contorno Leste na noite do dia 30 de dezembro. Pelo telefone 0800 a concessionária atendeu cerca de 6 mil ligações, e via twitter foram divulgados 277 boletins com atualizações de trânsito nesse período.

Fluxo médio de veículos

Nos dias 25 a 31 de dezembro o fluxo médio de veículos/dia que circularam nas praças de pedágios foi de aproximadamente 48 mil veículos. O volume foi 42% maior do que o registrado em dias normais. Entre os dias 28 a 1º de janeiro, 54 mil veículos circularam por praça por dia, o que significou um volume 63% maior do que o registrado em dias normais.

Até 11 de março, a concessionária prossegue com a Operação Verão com foco agora principalmente nos finais de semana, quando o movimento se intensifica já a partir das sextas-feiras, das 14h às 22h com sequência nos sábados das 9h às 21h, e domingos das 14h às 22h.

A Arteris S.A. é uma das maiores companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil em quilômetros administrados, com mais de 3.400 km em operação. Por meio de suas nove concessionárias, a Arteris administra rodovias localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, importante eixo econômico e industrial do País. A companhia é responsável pela operação de cinco concessionárias federais: Arteris Fernão Dias, Arteris Régis Bittencourt, Arteris Litoral Sul, Arteris Planalto Sul e Arteris Fluminense.

Durante os 25 anos do contrato de concessão, a Arteris frisa o investimento previsto de R$ 5,6 bilhões em melhorias no trecho, incluindo a operação das rodovias.

Foto divulgação