FUMTRAN reforça sinalizações verticais em áreas escolares

O Fundo Municipal de Trânsito (FUMTRAN) continua colocando placas de sinalização vertical nas áreas escolares de Balneário Camboriú. Até o momento, três Centros Educacionais Municipais e cinco Núcleos de Educação Infantil receberam a instalação de placas de velocidade, faixa de pedestres, travessia elevada e avisos de áreas escolares.

De acordo com a pedagoga do FUMTRAN, Karine Winter, as placas de velocidade que são implantadas nas vias têm validade somente no sentido em que estão posicionadas. Portanto, é possível que você encontre placas com velocidades distintas, na mesma via. “A velocidade pode variar de acordo com alguns fatores como: classificação da via, geometria, presença de obstáculos ou situações que interfiram na visibilidade, polos geradores de tráfego, dentre outros. O que pode confundir algumas pessoas”, explicou ela.

Nas áreas escolares por exemplo, a velocidade regulamentada de acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, Volume I – Sinalização Vertical de Regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), é de 30 km/h, considerada através de estudos, como sendo uma velocidade segura, tendo em vista o número de crianças transitando nos horários de entrada e saída dos escolares. Sendo assim, numa via escolar a implementação da sinalização ocorre da seguinte forma: quando o condutor se aproximar da área escolar a velocidade é de 30 km/h. Ao se afastar, da área escolar, volta a vigorar os 40 km/h, até porque o fluxo de pedestres diminui, bem como o trânsito intenso de veículos e vans escolares.

É comum de acontecer em vias de sentido duplo, a divergência de velocidade num curto trecho, pelo fato de um sentido se aproximar da via e do outro se afastar.

A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú - ACIBALC, participar efetivamente das reuniões do Conselho Municipal de Trânsito e tem representatividade com membros titulares e suplentes.

Informações e imagens aquivo PMBC