Geração empreendedora 2022: Jovens receberão capacitação para empreender em SC

O número de brasileiros que pretendem abrir uma empresa nos próximos três anos aumentou 75% em 2020, chegando a 50 milhões de pessoas. Os dados são do relatório sobre empreendedorismo potencial da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado no Brasil em parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ). De acordo com a pesquisa, a pandemia do coronavírus e a alta taxa de desemprego despertaram nos brasileiros o desejo de ter um negócio próprio. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, desde o início de 2020, os jovens brasileiros com idade entre 18 e 29 anos já representam 48,1% dos empreendedores independentes do país.

Segundo o Ministério da Economia 3,359 milhões de empresas foram abertas no Brasil em 2020 e 1,044 milhão foram fechadas. O país registrou um saldo positivo de 2,315 milhões de novos negócios abertos no período.

O número de abertura de empresas no território catarinense também aumentou de maneira constante ao longo de 2021. Santa Catarina registrou um saldo de 132.308 novos negócios no acumulado do ano até novembro, segundo o Observatório da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc). Isto representa uma alta foi de 21,36% em novos negócios, se comparado com janeiro a novembro de 2021 com o mesmo período de 2020. Já se analisar os primeiros 11 meses deste ano com o de 2019, que não tinha a pandemia, o crescimento foi 42,42%

Em Santa Catarina o desejo é latente para muitos jovens. Estudante em Balneário Camboriú, Ana Luiza Soares Zanetti é uma dessas jovens que conseguiu tirar o sonho do papel e abriu uma empresa de bordados que faz vendas on line. Ela participou da edição 2021 do Programa Geração Empreendedora, realizado pela Facisc que tem como objetivo despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista junto dos estudantes de Ensino Médio, além de criar uma geração consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico. Para ela o projeto foi muito bom e que deu uma direção. “O Geração Empreendedora me fez entender o que é o empreendedorismo e como posso utilizar isso na minha vida. Aprendi quais são os empreendimentos que eu tinha que fazer para abrir a minha própria empresa”. Ela entrou para participar do Programa por conta dos seus pais. “Desde que me entendo por gente, sempre vivi rodeada por empresas. Meus pais sempre empreenderam e eu os acompanhava nas reuniões desde pequeninha”. Desenvolvido na cidade por empresários voluntários ligados à Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), o projeto fez com que ela colocasse os planos feitos no papel e no coração em prática. “Graças ao Geração Empreendedora eu consegui abrir minha empresa”, comemora. Ana voltou a bordar na pandemia e viu no talento uma oportunidade.

Já Manuella Schutt, que também participou do Programa em 2021, pretende empreender em um novo negócio em breve. Ela sempre quis empreender e para ela isso é natural, pois nasceu em uma família de empreendedores. “Desde que nasci vi meu pai empreendendo, tocando o próprio negócio, e tinha certeza que era o que queria para mim também”. Ela já teve uma empresa de camisetas em Brusque junto com o pai e planeja continuar a empreender. “Eu participei do Geração e consegui planejar um novo negócio”. A ideia da jovem de apenas 16 anos é abrir uma loja de bolsas. Ela disse que a melhor aula para ela foi aprender sobre o fluxo de caixa. “Para empreender e dar certo tem que ter muito conhecimento. Não basta apenas a vontade”, ponderou.

João Eduardo Cappellari foi outro jovem que participou das aulas do Geração Empreendedora. Para ele o mais importante foi aprender a se comunicar melhor. Assim como João Vitor Ferreira dos Santos, que acredita que conhecer as etapas para empreender foi o grande ganho da sua participação no GE.

Todo o Programa é realizado por empresários voluntários que participam de núcleos de mulheres empresárias e jovens empresários que fazem parte do Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme) e do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de SC (Cejesc). Segundo a diretora de Educação Empreendedora, Nadir Koerich, a dedicação de cada empresário, que participa de um processo de capacitação, que abre as portas da sua empresa e destina horas do seu tempo faz a diferença para esses jovens. “Muitos jovens brasileiros querem ter uma empresa para realizar um sonho, para ter novas oportunidades e se adaptar ao novo mercado de trabalho, mas para isso é preciso ter capacitação e exemplos para seguir, e isso que fazemos através do Geração Empreendedora”.

A empresária Vera Barrichelo é uma dessas voluntárias e destaca a vontade desses jovens que participam do Programa em empreender. “É incrível como cada um busca desenvolver as suas habilidades e ao mesmo tempo busca informações para complementar seus perfis”. Ela também evidencia o crescimento dos voluntários. “São empresários que dedicam seu tempo e seu conhecimento para disseminar a educação empreendedora e incentivar que jovens sigam por este caminho”.

Foto legenda: Jovens e multiplicadores de Balneário Camboriú

Geração Empreendedora

Em sua sétima 8ª edição, o Programa reuniu em 2021, 16 cidades, 47 escolas públicas e privadas, destas 33 escolas foram públicas,  220 estudantes e 180 empresários voluntários. Realizado desde 2015, o Programa já foi realizado em mais de 100 municípios, 189 escolas públicas e particulares, 2.104 alunos e quase 1,5 mil empresários com dedicação voluntária de cerca de 27 horas por pessoa.