Geração Empreendedora: Programa que já está em sua terceira edição tem início em Balneário

A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú - Acibalc é uma das 21 entidades do sistema Facisc selecionadas para desenvolver o Programa Geração Empreendedora, que busca despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista junto dos estudantes de ensino médio e que tem como objetivo criar uma geração consciente, pró ativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico. 


O GE, como é chamado, acontece por etapas ao longo do ano e é desenvolvido em parceria com as Associações Empresariais.  Os multiplicadores do processo são empresários voluntários dos Núcleos de Jovens Empreendedores e do Cejesc e dos Núcleos de Mulheres Empresárias e do Ceme. Esses empresários são treinados de acordo com uma metodologia própria da Facisc e do Sebrae e assumem o papel de facilitadores acompanhando os alunos nas oficinas distribuídas em três encontros. 


Na manhã dessa quarta-feira, 9, Katia Tonioti e Eunice Faqueti, integrantes dos Núcleos de Jovens e da Mulher Empresária, apresentaram o programa a 140 alunos matriculados no 2º ano do 2º grau do Colégio de Educação Pública João Goulart, em Balneário Camboriú. Serão selecionados 30 jovens estudantes para a próxima etapa que tem inicio no dia 23 de agosto. 


A Diretora do Colégio, Silvana Franco, que acompanhou a apresentação, acredita que o aluno que participa desses projetos volta para a escola com uma outra visão. "É uma oportunidade excelente para esses alunos porque o nosso papel vai além de ensina-los na sala de aula. A gente quer que eles se tornem pessoas melhores e mais comprometidas, afinal, serão os tomadores de importantes decisões nos próximos anos."


A coordenadora do Núcleo da Mulher Empreendedora da Acibalc, Estela Schaab, também esteve presente e enfatizou a fala da diretora e completou. " Este aluno tem a oportunidade de aprender e exercitar o empreendedorismo ainda que em fase inicial e receber noções de associativismo. Sem dúvida é uma gota no oceano que vai oportunizar mudanças futuras para estes estudantes".


As fases do Geração Empreendedora


Katia e Eunice, empresárias e voluntárias no associativismo, foram capacitadas no mês de junho. O treinamento sistematizado pela Facisc, faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae. 


Após a seleção que deve ocorrer até a sexta-feira, dia  11 de agosto, os estudantes receberão mentoria em três oficinas de quatro horas cada. A primeira no dia 23 de agosto, a segunda no dia 30 e a terceira e última no dia 6 de setembro. A formatura está agendada para o final de outubro e todos os alunos receberão certificado emitido pela Federação.


Por Gisele Girardi - Assessoria de Comunicação 

Voltar