Jovens Empresários levam informação à população durante Feirão do Imposto

Com ações em diversas cidades do país, o Dia D do Feirão do Imposto foi marcado em Camboriú pela conscientização da população sobre a alta carga tributária e o uso dos impostos públicos. O evento aconteceu em parceria com o Supermercado Koch, no sábado, dia 19 e foi organizado pelo Núcleo Jovem Empreendedor da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú - Acibalc. No local, houve o demonstrativo dos impostos em produtos de consumo predominantemente básicos como leite, arroz e feijão.

A iniciativa, que surgiu no ano de 2012, é de responsabilidade da Confederação Nacional dos Jovens Empresários - Conaje e este ano a pauta foi em torno da reforma tirbutária com o mote "Pague 2, Leve 1. A campanha buscou uma veia didática a fim de mostrar ao consumidor, de modo prático, a realidade sobre o quanto paga-se de imposto e o quanto dele é destinado e empregado em ações para benefício do cidadão.

A Ação

O Feirão do Imposto nasceu em 2002, em Santa Catarina, com o propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população tornando a ação conhecida nacionalmente. Em 2012 amealhou uma grande conquista: a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado dos impostos pagos.

A participação das cidades catarinense

Santa Catarina é o Estado com o maior número de cidades adeptas ao movimento. Em Florianópolis, parte das atividades foi a venda de copo de água mineral sem imposto. A tributação da água mineral é de 37%. Em Itajaí, o Feirão do Imposto ocorreu no calçadão da Praça Hercílio Luz. Um apartamento, com imposto custaria R$ 300 mil. Sem imposto, ficaria R$ 177 mil.

Em Criciúma o Feirão aconteceu na praça Nereu Ramos. Os moradores do Sul do estado puderam saber quanto um carro zero quilômetro, por exemplo, custaria sem o imposto. De R$ 51 mil sairia por R$ 26 mil.