Jovens estudantes iniciam a Etapa Play do Programa Geração Empreendedora em Balneário Camboriú

Estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas catarinenses iniciaram na última semana a etapa Play da edição de 2021 do Programa Geração Empreendedora. Este ano, 16 Associações Empresariais de cidades catarinenses filiadas à Facisc estão aplicando o projeto, uma dela é a Acibalc. Na etapa Play do Geração Empreendedora os jovens estudantes inscritos na edição 2021 recebem os conteúdos exclusivos da metodologia.

Devido à pandemia, os encontros estão ocorrendo de forma online realizados no canal do Youtube da Facisc. Serão quatro encontros virtuais onde os estudantes aprenderão sobre empreendedorismo, trabalho, associativismo, fazer acontecer e “dar o play” com o time de multiplicadores formados por empresários e empresárias do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc) e do Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme). “Quando paramos para pensar na diferença que este programa fará na vida dos jovens, das famílias e da comunidade, é muito animador. Estamos formando empreendedores, líderes e essa semente retornará para a toda a comunidade”, ressaltou a diretora de Educação Empreendedora da Federação, Nadir Terezinha Koerich.

Os encontros desta etapa acontecerão até o final julho via Canal Facisc no Youtube, com quatro momentos virtuais e o desenvolvimento de uma atividade prática, a nível local, preparando para a banca do Geração onde os jovens apresentarão pitchs das empresas criadas a parir da dinâmica “Quero abrir minha empresa”. Os multiplicadores atuam como mentores locais auxiliando seus times em todas as etapas e preparação para a banca.
Com o objetivo despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista nos estudantes de ensino médio, o programa passou por uma revisão da metodologia em 2020 em razão da pandemia, e em 2021 será realizado no formato híbrido. “O cenário ainda é incerto e tivemos o desafio de inovar e trazer a transformação digital para o Programa”, relatou a coordenadora do Programa, Adelita Adiers.

Segundo a diretora Nadir, o Programa possibilita que os jovens tenham contato com as temáticas do associativismo e do empreendedorismo. “O Geração Empreendedora possibilita que os participantes possam expandir suas visões em relação ao mercado profissional e suas potencialidades individuais”, explica.

Na etapa seguinte, os estudantes participarão da seleção virtual e dez jovens seguirão para a etapa “Um dia de Empreendedor”, onde terão a oportunidade de acompanhar um empresário durante sua rotina de trabalho e conhecer in loco detalhes sobre o mundo corporativo na área que se identificarem.

Criado para estimular e orientar estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares em relação ao desenvolvimento do empreendedorismo e da cultura associativista, o Programa Geração Empreendedora está na sétima edição e já atendeu mais de 1.800 estudantes. Acompanhe como foram os 2 primeiros encontros em nosso canal.

Em sua 7ª edição o programa é desenvolvido em parceria com as Associações Empresariais e graças ao comprometimento de empresários voluntários ligados ao Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (CEJESC) e ao Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME).