Infraestrutura
24/04/2019 às 16:09
Pacote de obras que inclui os trechos de Piçarras a Itapema e a região metropolitana de Florianópolis foi apresentado em reuniões do Grupo Técnico da BR-101 do Futuro, da FIESC, nesta quarta, dia 24, em Itajaí
Totalizando cerca de R$ 2,7 bilhões em investimentos, o pacote pode melhorar a mobilidade da BR-101 Norte entre Garuva e Palhoça. Ele foi apresentado nesta quarta-feira, 24, nas reuniões do Grupo Técnico da BR-101 do Futuro que aconteceram em Itajaí e na capital do Estado. O Vice presidente de gestão e finanças da Acibalc, Paulo Junek, participou do encontro.
O Grupo foi criado pela FIESC em 2014 para contribuir com o planejamento da BR-101, visando obter maior segurança e eficiência no fluxo de veículos de passageiros e cargas e a melhoria da mobilidade no eixo litorâneo catarinense.
No trecho de 55 quilômetros de extensão, que passa por Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema, a proposta é realizar intervenções como: construção de ruas laterais, retorno em desnível, viadutos, pontes, readequação de trevo, melhoria de acesso, construção de túneis, implantação de agulha e passagem em desnível. Esse conjunto soma aproximadamente R$ 1,5 bilhão (valor base 2017). O valor exato das obras só será possível saber no momento da conclusão dos projetos executivos correspondentes. Além disso, o conjunto de melhorias propostas prevê ainda cerca de R$ 440 milhões para o trecho da BR-101 nos demais municípios entre Garuva e Palhoça.
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, ressaltou que é preciso garantir o futuro da BR-101, dadas as condições atuais de comprometimento do eixo litorâneo, que é estratégico para a logística catarinense, do Brasil e do Mercosul. “A rodovia permite o acesso aos portos catarinenses, um dos mais importantes complexos logísticos do País e da América Latina, em pleno crescimento. Além disso, é a principal via utilizada pelo intenso fluxo turístico destinado para Santa Catarina. Atualmente, a rodovia possui níveis críticos de serviço, comprometendo a mobilidade das cidades do entorno, provocando acidentes e elevando os custos logísticos”, disse. Ele salientou ainda que o Contorno Viário de Florianópolis pouco contribuirá para a mobilidade da Grande Florianópolis. Terá, sim, efeito positivo no tráfego de passagem com destino ao Norte e Sul e na segurança e fluidez deste eixo estratégico.
O diretor de operações sul da Arteris Litoral Sul, Antonio Cesar Ribas Saas, alertou que se nada for feito, em 2030 a rodovia estará muito mais congestionada. “É um pacote significativo de obras, mas temos um passo importante que é o apoio dos municípios para aí sim levar a proposta ao conhecimento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”, disse,
As obras propostas já foram analisadas tecnicamente e debatidas no âmbito do Grupo Técnico BR-101 do Futuro. Inclusive, a FIESC contratou um engenheiro que avaliou o pacote de obras e, a partir disso, a entidade apresentou contribuições. Esse conjunto de melhorias não está contemplado no contrato de concessão da Arteris Litoral Sul, concessionária da BR-101 Norte. Para executar os investimentos, é necessária a aprovação da agência reguladora e avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). Para as reuniões desta quarta-feira, a FIESC convidou prefeitos e secretários de infraestrutura dos municípios do entorno para discutir medidas de mitigação dos efeitos das obras e sensibilizá-los sobre a importância dos investimentos para a mobilidade do eixo litorâneo.
Detalhamento de obras no trecho da BR-101 na Zona Metropolitana de Florianópolis:
VALOR DE INVESTIMENTOS: R$ 700 Milhões
47 km de Aumento de Capacidade
6 Viadutos em Marginal
11 Passarelas
12,8 km de Terceira Faixa
26,7 km de Terceira Faixa em Marginal
8 km de Marginais
2 Pontes em Marginais
1 Retorno em Viaduto
Detalhamento de obras do trecho entre Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema:
VALOR DE INVESTIMENTOS: R$ 1,5 bilhão:
4,5 km de Terceira Faixa
2 Complementações de Trevos
7 Pontes em Marginais
2 Retorno em Viaduto
34 km de Marginais
4 Viadutos em Marginais
1 Reconstrução de ponte
2 Alças de trevo
1 Acesso a inverter
1 Acesso a implantar
1 Trevo em viaduto
2,2 km de Faixa Adicional
2 Pontes em Marginais
15 Viadutos em Marginais
2 Túneis duplos
Detalhamento para as demais regiões – Investimento estimado: R$ 440 milhões
Confira algumas das principais ações sugeridas na BR-101, de Garuva a Barra Velha:
21 km Terceira Faixa
6 Viadutos em Marginais
3 km de Marginais
2 retornos em viaduto
Confira algumas das principais ações sugeridas na BR-101, Tijucas a Gov. Celso Ramos:
3 Viadutos em Marginais
3 Pontes em Marginais
2 Complemento de Trevo em Desnível
2 Retornos em Viaduto
18 km de Marginais
Informações e foto: FIESC
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