Mobilidade Urbana: Presidente da Acibalc participa de audiência pública na Câmara de BC

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú sediou na noite dessa segunda-feira, dia 25, a audiência pública que apresentou o diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbana do município para a comunidade, representantes de entidades e lideranças. Entre elas o presidente da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú - Acibalc, Augusto München, o vice presidente para Assuntos de Micro e Pequenas Empresas da Acibalc, Jaison Santos e a coordenadora do Núcleo Jovem Empreendedor da Acibalc, Katia Tonioti.

Na ocasião foram apresentados os estudos já realizados sobre o trânsito na cidade como os diagnósticos do sistema viário existente e do uso de automóveis; dos aspectos de acessibilidade, dos deslocamentos por bicicleta, do transporte público coletivo urbano; do transporte comercial e o prognóstico do cenário atual, do cenário de tendência e do cenário ideal, com consulta do público presente.

O Plano de Mobilidade Urbana de Balneário Camboriú é estruturado conforme os conceitos dispostos na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/12) e o seu objetivo é orientar a cidade quanto às medidas a serem tomadas no que se refere aos modais, serviços de infraestrutura viária e de transporte, garantindo os deslocamentos de pessoas e cargas dentro de seu território, atendendo as necessidades atuais e futuras, assegurando melhores condições de mobilidade, acessibilidade e conectividade em todo o espaço urbano.

O PlanMob, como é conhecido, visa apresentar estratégias e ações de 2018 até 2030. Suas ações, projetos e políticas do projeto visam priorizar o transporte não motorizado e o transporte público coletivo com a integração entre os modos e serviços de transporte urbano e ainda propõe ações para integração das políticas regionais, de forma a assegurar melhores condições de mobilidade entre os municípios vizinhos.

Uma nova audiência está marcada para o dia 5 de Julho onde será apresentado o Plano de Mobilidade com as propostas.