Núcleo de Gastronomia realiza palestra sobre Fichas Técnicas pensando em agenda fixa anual de capacitações

O Núcleo de Gastronomia da Acibalc, pensando em se tornar referência para empresários do setor com a realização de cursos e capacitações voltados para soluções em gestão, organizou na noite dessa quarta-feira, dia 3, a palestra "O uso das fichas técnicas na redução de custos e desperdícios". O evento contou com a presença de sócios de restaurantes, gerentes e colaboradores responsáveis pelas operações das cozinhas e foi ministrado pela Dr. Sara Valcareggi, especialista em responsabilidade técnica.

Além do conteúdo teórico, Sara aplicou com os participantes atividades em que eles puderam entender melhor a importância do uso das fichas ténicas na gestão dos negócios. "Esses dados que são colocados na ficha técnica de cada prato, receita ou porção servida em seu restaurante são muito importantes porque ajudam a ter um maior controle administrativo e operacional da empresa", enfatizou a engenheira de alimentos.

Com esses dados em mãos é possível não apenas manter um padrão de qualidade nos pratos e drinks servidos no seu restaurante, mas também formar um preço de venda que lhe ofereça uma boa margem de lucro, seja atraente para o cliente e esteja de acordo com o mercado. 

Em linhas gerais, as fichas técnicas são a descrição do produto e do processo e a fim de padroniza-los e são utilizados normalmente para informar com precisão os ingredientes e suas respectivas quantidades utilizadas nos pratos servidos,não deixar nenhuma dúvida para a sua equipe de cozinha quanto aos ingredientes e o modo de preparo de cada prato, fazer uma comparação entre as compras dos insumos com a receita proveniente das vendas, ter maior precisão quanto ao custo total envolvido em cada receita.

O sucesso do curso deixa claro a necessidade dos empresários de nosso região em entender melhor alguns processos dentro de suas empresas, comenta a vice coordenadora do Núcleo, Michelli Wilhelms. Para ela, é importante que junto com a entidade, o Núcleo disponibilize muito mais cursos criando uma agenda anual de eventos. 

"Temos profissionais capacitados em várias areas da gastronomia participando do nosso grupo. Esse contéudo e as metodologias precisam ser compartilhadas", finaliza Michelli.







Voltar