Núcleo de Tecnologia da Acibalc participa do Smart City Expo em Curitiba

Aconteceu nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, na cidade de Curitiba, o Smart City Expo. O evento que reuniu pesquisadores e representantes mundiais para discutir os conceitos de cidades inteligentes e soluções que contribuam para o desenvolvimento da sociedade, foi realizado pela primeira vez no Brasil.

O coordenador do Núcleo de Tecnologia, Informação e Comunicação da Acibalc, Nelson Oliveira, participou do congresso que discutiu temas como a tecnologia disruptiva ligada a inteligência artificial, a inovação digital e o desenvolvimento econômico com destaque para a indústria 4.0, a governança e a segurança pública e as futuras cidades sustentáveis que gerenciam seus resíduos de forma a minimizar a poluição. 

Para Nelson, que ocupa também a pasta de Diretor de Turismo do município de Balneário Camboriú, o congresso serviu para apresentar os avanços já alcançados a partir das bases tecnológicas, colocando a importância dos líderes nestes processos, que tem o desafio de aproximar o poder público, privado e acadêmico, salientando que as demandas de cada cidade são muito específicas e por conta disso, as soluções devem vir de dentro para fora, ou seja as ferramentas para solucionar os grandes gargalos e problemas sociais econômicos das cidades dependem do envolvimento de forma efetiva de todos os atores.

“O nosso olhar foi mais focado no turismo. Verificamos algumas oportunidades para mobilidade com conectividade, as quais defenderemos a implantação em nossa cidade. Acredito que hoje é um dos maiores desafios para a Capital do turismo, continuar sendo uma boa cidade para investir, viver e ser visitada e isso passa por investimentos e apostas na questão da mobilidade”, salientou.

E conclui que Balneário Camboriú precisa inovar e se reinventar de forma contínua.

“Por sermos uma cidade turística, fomentar atrativos e soluções que busquem na tecnologia a melhoria de serviços básicos para que o turista encontre aqui mais conforto, durante sua permanência a cidade. Acredito que temos muitas oportunidades utilizando bases tecnológicas para transformação de uma cidade mais inteligente, humana e sustentável. Outro grande desafio é a nossa legislação municipal, que precisa sinalizar que a cidade está aberta para as práticas e iniciativas inovadoras”, finaliza. 

Voltar