Panorama da representação política no Estado e pleitos do Voz Única são temas de plenária da Facisc no Vale

A reunião aconteceu nesta terça-feira (20/11) e contou com a presença do presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Jonny Zaluf, da empresária, Maria Izabel Pinheiro Sandri, vice-presidente da Facisc para a Regional Vale do Itajaí, e de representantes das Associações Empresariais de Navegantes, Penha, Pomerode, Blumenau, Itajaí e Indaial.

Após as devidas apresentações, o presidente da Facisc iniciou sua fala relatando algumas ações da entidade e mudanças realizadas através da sua gestão. Ele destacou também a força do movimento empresarial do Estado e as tendências para 2019.

A Associação Empresarial de Navegantes (Acin) esteve representada pelo presidente e vice-presidente, Rinaldo Luiz de Araújo e Libardoni (Liba) Fronza, respectivamente.

Na ocasião, Rinaldo apresentou as ações recentes da Acin, destaque para a implementação do PGVE no município, o Programa Acin nas Escolas, a criação do Instituto Renova Navegantes, o qual ele também preside e a conquista de recursos para aeroporto de Navegantes. Outros assuntos de interesse comum da classe empresarial também foram amplamente debatidos. Pelas suas ações e trabalho incansável a frente da Acin e pelos resultados obtidos em quatro anos de gestão, o empresário foi amplamente homenageado pelos colegas.

Em tom de despedida, o atual presidente, que está encerrando seu segundo mandato a frente da Acin, agradeceu a participação e apoio de todos os integrantes do grupo nos pleitos regionais. “Aproveito esta oportunidade para agradecer o empenho dos senhores nesses anos em que estivemos atuando juntos. Vou sair da condição de presidente, mas continuarei envolvido com a o meu sucessor no que for preciso. Entendo que desenvolvemos um trabalho diferenciado a frente da Acin e na regional e isso precisa ter sequência. Contem comigo sempre”, destacou.

Após os pronunciamentos e deliberações gerais, o consultor da Facisc, Albert Sabin, apresentou um panorama de como ficou a representação política do Estado por ocasião do último pleito eleitoral. Albert discorreu também sobre os temas do programa Voz Única, que destacam as bandeiras das Associações Empresariais que representam a Facisc na Regional Vale do Itajaí. As associações destacaram entre os itens, cinco prioridades: Duplicação a BR 470, ampliar e modernizar o aeroporto Internacional de Navegantes, adequar a bacia de evolução para acesso de navios maiores aos portos de Itajaí e de Navegantes, revisar sistema de prevenção de enchentes (monitoramento e barragens) e executar o anel de contorno urbano de Gaspar.

Mais informações das demandas do Vale do Itajaí podem ser acessadas no link: (https://www.vozunica.org.br/valedoitajai).

Os integrantes da Regional Vale do Itajaí da Facisc voltam a se reunir no início de 2019 em Itajaí, com data a ser definida.

Texto e fotos: (Alexandre Batista/Acin).