Perspectivas para 2018 são otimistas em relação a retomada do crescimento econômico

A Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) realizou recentemente uma pesquisa que revela que os empresários estão otimistas em relação a economia e que os números confirmam a retomada do crescimento econômico do país e do Estado ainda em 2017.

Segundo dados do setor de estatística da Federação, entre os meses de janeiro a outubro desse ano, a indústria nacional registrou aumento da produção em 1,9% e as vendas do comércio varejista cresceram 1,3%. Enquanto isso a taxa de desemprego, que atingiu um de seus maiores índices no primeiro trimestre, reduziu a 1,3 pontos percentuais até setembro e em agosto chegou a marca de 12,6%. Esta é a menor desde o trimestre finalizado em janeiro. No trimestre encerrado em maio, a taxa havia ficado em 13,3%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Todos esses dados confirmam o processo de reversão da crise iniciada em 2015 e já afasta o país do eixo recessivo. As projeções apontam que o PIB brasileiro deve crescer 0,91% em 2017 e 2,62% em 2018, segundo relatório FOCUS de 08/12/17.

Para o presidente da Facisc, Jonny Zulauf, os dados demonstram o que o empresário vem sentindo na pele desde 2015. “Com a economia em crise, os reflexos se deram em muitos setores, demonstram quedas sucessivas de produção, vendas e empregos, e em paralelo o agravamento da crise fiscal, ou seja, das finanças públicas. Apesar da retração econômica, a análise da conjuntura atual demonstra que os impactos mais severos da crise já passaram”.

Apesar do cenário ainda em cautela, nosso Estado já demonstra potencial impulsivo. Entre os setores produtivos somente o de serviços foi de queda no período em análise, registrando -7,20%. A indústria (4,1%), o comércio (13,7%) e o setor de turismo (6,0%) tiveram crescimento superiores à média nacional. A taxa de desemprego também caiu 1,2 ponto percentual nos últimos dois trimestres e Santa Catarina gerou um saldo positivo de 46.170 vagas de empregos formais entre janeiro e outubro de 2017 correspondendo a 15,2% dos empregos criados no país.

Em Balneário Camboriú o foco é o turismo. Em 2013 o município recebeu 4,5 milhões de turistas e em 2016 contabilizou 3,45 milhões de visitantes. Praticamente um milhão de visitantes a menos. A retomada da economia do município está diretamente ligada ao setor. Para o secretário de turismo, Altamir Osni Teixeira, a construção do Centro de Eventos é um dos principais motivos para trazer feiras e eventos para a Capital Catarinense do Turismo em 2018 o que com certeza impulsionará ainda mais o crescimento da economia na cidade. “O Centro de Eventos será a principal ferramenta turística em Balneário Camboriú. A estrutura auxiliará na economia da cidade e fomentará o turismo durante a baixa temporada”.

O Vice Presidente de Micro e Pequenas Empresas da Acibalc, Jaison Santos, faz uma reflexão sobre o momento. Para ele, empresário que não investir em tecnologia, qualidade da gestão e inovação, talvez não verá tão acelerado esse crescimento. "Quem ficar assistindo sentado às crises econômicas e políticas que estamos passando especialmente no Brasil, vai perder uma grande oportunidade de reinventar-se", finaliza.