Prêmio ODS SC 2019 reconheceu iniciativas; Acibalc esteve entre as finalistas

O projeto “Coleta de Resíduos Eletrônicos” da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú - Acibalc por meio do Núcleo de Desenvolvimento Sustentável foi finalista do Prêmio ODS SC 2019 na categoria Organização de classe. 

A premiação promovida pelo “Movimento Nacional ODS SC – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que busca valorizar projetos que contribuam para o cumprimento das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU para suprir desafios ambientais, políticos e econômicos mundiais aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 28, em Florianópolis. 

A campanha que teve início há pouco mais de um ano, através do PEV - Ponto de Entrega Voluntária, já coletou 2,6 toneladas de eletrônicos nas cidades de Balneário e Camboriú. Seu objetivo é atuar na comunidade de forma a reduzir a degradação ambiental provocada pelos dejeitos de resíduos, bem como promover a destinação adequada desses componentes.

O principal impacto gerado pela iniciativa, segundo o Vice Presidente de Gestão e Finanças da Acibalc, Paulo Junek, que é também coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Sustentável da entidade, é a mudança de cultura, educação e conscientização da população para o correto descarte dos resíduos eletrônicos. "Contribuir com a diminuição dos impactos ambientais é a meta com esse programa. Também o destaque dos componentes que ainda possuem vida útil é fundamental para a reforma ou reconstrução de aparelhos eletronicos que funcionem para a distribuição nas entidades sociais e a comunidade escolar, para que possam seguir utilizados". 

A Acibalc e os ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial, um plano de ação global adotado durante a 70º Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015, a serem implementados de 2016 a 2030. No início do ano, a Acibalc assinou o Termo de Adesão ao Movimento ODS- Santa Catarina, assumindo compromissos com a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis como organização signatária.

O Prêmio ODS Santa Catarina

O Prêmio ODS Santa Catarina é uma iniciativa do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, em parceria com a Editora Expressão, que consiste na realização de uma premiação para reconhecimento de ações desenvolvidas por seus Signatários – pessoas físicas ou jurídicas, que contribuam com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Visa reconhecer e divulgar iniciativas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável realizadas por Signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.




Voltar