Presidente da Acibalc apresenta case do Prêmio de Inovação em reunião de diretoria da Facisc

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina - Facisc realizou nessa quinta-feira, dia 18, sua reunião mensal de diretoria. Liderado pelo presidente Sérgio Rodrigues Alves, o encontro contou com cerca de 145 representantes de Associações, entre eles o presidente da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú - Acibalc, Héderson Cassimiro.

Durante o encontro, digital, a relatora da Comissão de combate ao Covid, deputada Carmem Zanotto, convidada da diretoria, apresentou números e informações sobre o trabalho que tem sido realizado pelo governo para a aquisição de vacinas. “Já temos 758 848 doses disponibilizadas para SC e a expectativa é que tenhamos 3,8 milhões de doses até o final do mês de março. Também solicitamos esclarecimentos ao Ministério da Saúde sobre o fato de SC ter recebido menos doses do que o Paraná e o Rio Grande do Sul, e será feita a complementação”, declarou a deputada.

O presidente Sérgio reforçou para a parlamentar a preocupação com a velocidade da vacinação e afirmou a esperança de que o cenário mude rapidamente. Também lembrou a participação da Facisc no consórcio para a compra de vacinas em parceria com os municípios, porém ainda dependendo da disponibilidade das mesmas.

A reunião também contou com a presença do deputado federal Ricardo Barros, que falou sobre as perspectivas e reflexos da economia frente as reformas em andamento e as privatizações. O deputado afirmou ter esperança de que o ano de 2021 será melhor. “O ano ainda é uma incógnita pela situação que nos encontramos, mas estamos trabalhando para ter o auxílio emergencial, temos o Pronampe, e estamos direcionando todos os esforços para que a economia acompanhe o mercado. A expectativa é que o segundo semestre seja de recuperação da normalidade se não surgirem novos fatos na crise de saúde”, declarou o deputado.

Assuntos técnicos da Federação

No encontro foram apresentadas as plataformas de ação, uma das etapas do planejamento estratégico da Facisc, que atuarão de forma colaborativa na transformação das ideias em iniciativas, projetos e programas que atenderão aos objetivos estratégicos da Federação. Integrantes das plataformas, os diretores Janelise Royer, Antônio Carlos Guimarães Neto, Magda Bez e André Odebrecht relataram suas visões sobre o início do trabalho das plataformas.

Cases de sucesso das ACiS

No momento voltado para as Associações, o presidente da Acibalc, Héderson Cassimiro, apresentou o Prêmio de Inovação que começou em 2019 e em 2021 tornou-se um prêmio regional, ampliando o fomento a inovação para toda a região. “Esta iniciativa veio para valorizar quem faz inovação e estimular as empresas inovarem. Pois a inovação é fazer o simples de forma eficiente”, declarou.

Dividida em categoria, a premiação tem como objetivo incentivar e reconhecer os esforços bem sucedidos de inovação das empresas e órgãos públicos que atuam na região da Amfri - Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí que compreender 11 cidades.

O prêmio propaga o conceito de inovação como uma estratégia competitiva para as empresas e os órgãos públicos de onze municípios da região. “Temos por hábito entender a inovação como algo grandioso e de outro mundo, mas nada mais é do que você fazer de um jeito diferente, algo que precisa ser feito de forma mais eficiente e transformadora dentro da empresa”, ressalta.

O Prêmio de Inovação é uma iniciativa da vice-presidência de Inovação da Acibalc e conta com o apoio dos coletivos BC Criativo, Costa Valley, PoloTech, Centro Regional de Inovação e Fapesc.