Presidente da Acibalc participa de reunião da Comissão Própria de Avaliação da Univali

A presidente da Acibalc, Maria Pissaia, que integra a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIVALI, participou na tarde desta quinta-feira, dia 27, de reunião que aconteceu na Universidade, no Campus de Balneário Camboriú.

Criada pelo Conselho Universitário (CONSUN) por meio da Resolução nº042/CONSUN/2004 e homologada pela Resolução nº105/CONSUN/2004, em atenção à legislação federal, a CPA conduz os processos de avaliação internos da instituição a partir da coleta, sistematização e análise de informações, além de fornecer dados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) por meio de relatório elaborado anualmente.

Constituída por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária – corpo docente, discente e técnico-administrativo – a CPA da UNIVALI se organizou a partir do campus sede, mantendo um único comitê até dezembro de 2016, quando teve alterado seu Regulamento. Em 21 de maio de 2018, a Resolução nº 056 do Conselho Universitário instituiu um novo marco regulatório pelo qual a CPA da UNIVALI passa a contar com um Comitê Central, no campus sede, Comitê Regional dos Campi de Balneário Camboriú e Tijucas e o Comitê Regional dos Campi da Grande Florianópolis. A estrutura da CPA se completa com o apoio da equipe técnica e secretaria.

Conforme determina o Regulamento da CPA, o Comitê Central tem na sua composição sete docentes e três discentes de cursos de graduação; cinco funcionários técnico-administrativos; dois representantes da Sociedade Civil da região de Itajaí; um representante do Campus de Balneário Piçarras; um representante do Programa de Avaliação Institucional; e os coordenadores dos Comitês Regionais.

Já os Comitês Regionais são constituídos por três docentes, três discentes e três funcionários técnico-administrativos do respectivo campus; e três representantes da sociedade civil da região onde o campus está localizado.

Em 2018, houve uma nova votação para escolha do Coordenador do Comitê Central e da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Univali, conforme determina a Portaria 255/Reitoria/2018, o eleito foi o docente Renato Büchele Rodrigues.

Texto, assessoria de comunicação da Univali.