Presidente da Facisc participa de reunião com Ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República

Em apoio à aprovação das novas regras de aposentadoria, o presidente da FACISC, Jonny Zulauf participou na sexta-feira (26.01) de reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, que defendeu a aprovação da reforma da previdência durante reunião com lideranças do setor produtivo catarinense, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. “Vim pedir apoio para que a reforma possa ser aprovada. É impossível que qualquer País do mundo se viabilize economicamente investindo no déficit previdenciário mais do que investe em educação, saúde e segurança somados”, declarou, lembrando que o déficit da previdência em 2017 foi de R$ 268 bilhões. “Estamos a cerca de 20 dias de uma das mais importantes decisões que o Brasil tem que tomar”, resumiu o ministro, referindo-se à votação na Câmara dos Deputados prevista para meados de fevereiro.

“A Reforma, mesmo com duras críticas, tende a criar novos rumos para a economia através da circulação de bens e serviços e do aumento da arrecadação, pois o texto a ser aprovado também prevê outras mudanças. Alterações que visam o fim das condições especiais de certas categorias, melhores condições de vida de trabalho nas áreas rurais, desvinculação da pensão por morte do salário mínimo, assim como dos benefícios assistenciais. Todas essas mudanças requerem também uma mudança cultural, e farão com que todo o setor produtivo que fomenta a economia e traz o verdadeiro crescimento, tenha maior solidez e iniciativa para alcançar novos desafios”, destacou Jonny Zulauf.

“Sabemos que é um tema importante que se insere no contexto das reformas que o governo vem fazendo no sentido de modernizar o ambiente institucional. A reforma da previdência é indispensável, necessária e é pré-condição para que o País, de fato, assegure sustentabilidade à recuperação da economia que se encontra em curso”, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

O presidente da FIESC reiterou o compromisso do setor produtivo catarinense com as medidas que o governo tem tomado no sentido de criar um ambiente mais favorável aos investimentos. “Santa Catarina está unida a esse movimento que visa ampliar as condições para que o País possa consolidar o crescimento que iniciou em 2017. O empresário catarinense continua investindo, gerando empregos e confiante de que o País está caminhando no rumo certo para manter uma trajetória de crescimento com sustentabilidade”, disse.

Carlos Marun salientou que o País está diante de uma bifurcação: ou aprova a reforma da previdência e abre a possibilidade de um ano positivo ou sai pelo outro lado onde a reversão de expectativas deve levar a um aumento dos juros. “O Brasil não tem outro caminho que não seja quebrar se não aprovar a reforma. Não só pelo aspecto fiscal. Temos um crescimento astronômico do déficit previdenciário. Esse ano (2017) foi de 18% quando tivemos uma inflação de 3%”, argumentou, lembrando que se a reforma não for aprovada, em 2020 só haverá espaço para as despesas vinculadas.

Também participaram da reunião representantes das entidades que integram do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) e o senador Dalirio Beber.

Foto: Divulgação FIESC

Texto: Assessoria de comunicação Facisc