Presidente do Tribunal de Justiça de SC palestra no evento do Comitê Jurídico da Facisc

Evento aconteceu em Florianópolis e contou também com palestras sobre Direito Criativo e Sistêmico

Os advogados e assessores jurídicos das associações empresariais que compõem o Sistema FACISC, entre ele o VP Jurídico da Acibalc, Eraldo Luiz de Carvalho Junior, estiveram reunidos nesta sexta-feira, 21/9, em Florianópolis para mais uma reunião do Comitê Jurídico. Cerca de 20 profissionais discutiram temas atuais que interferem no dia-a-dia das empresas e das associações empresariais. O evento foi aberto pelo vice-presidente Jurídico da Facisc, André Daher, que destacou a importância do grupo para garantir a segurança jurídica ao meio empresarial. “Estes encontros nos mantém por dentro das últimas novidades no mundo jurídico”. Os cerca de 20 assessores jurídicos discutiram temas como Reforma Trabalhista, Direito Criativo, Direito Sistêmico, além de informações diferenciadas sobre as eleições 2018.

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Desembargador Rodrigo Collaço, falou sobre o projeto do judiciário de Santa Catarina para o futuro.  Entre as metas de gestão o desembargador o destacou o desejo de julgar mais e melhor, identificar os equívocos no modelo de crescimento da justiça em primeiro grau e enxergar cada vara como uma unidade produtiva. “A administração pública para ser eficiente deve buscar os conhecimentos da iniciativa privada que possam ajudar. Queremos fazer uma gestão lógica com base em dados ainda pouco utilizados e minha expectativa é termos mais tecnologia para ter mais economia”, declarou Rodrigo Collaço.

Direito Criativo e Direito Sistêmico

O advogado Pedro Mirajá Martins, coordenador Jurídico do Sebrae/SC, falou sobre Direito Criativo. “Cerca de 7% do PIB Mundial  atualmente já são em bens e serviços da economia criativa. Precisamos mudar para atender esta demanda”, explicou. Temas como mudança de perfil do advogado passando pela própria vestimenta e linguagem, Código de Ética da profissão, o advogado e o novo perfil dos clientes, honorários, além de formas desmonetizadas de contratação foram abordados na palestra. Ele ainda mostrou uma série de ferramentas que ajudam ou concorrem com o advogado no dia-a-dia.  A palestra despertou uma discussão sobre o marketing para a área da advocacia.

O advogado Harrison de Araújo Almeida abordou o Direito Sistêmico, que utiliza o método terapêutico criado por Bert Hellinger de constelações familiares na Justiça Brasileira. “É algo simples. Um pequeno movimento que traz mudanças significativas. Não precisa ser pensado, precisa ser sentido”. Como este método está sendo utilizado na Justiça em Santa Catarina e trazendo resultados foram abordados na palestra. “Precisamos parar de incentivar os conflitos e buscar as soluções”.  A OAB-SC criou a primeira comissão de Direito Sistêmico do país e busca os benefícios da pacificação da justiça em todas as área de atuação.

Eleições 2018

Assunto em voga em todas as conversas, as eleições de 2018 não ficaram de fora da reunião do Comitê Jurídico. Com a palestra “Eleições 2018 – O que você precisa e (deve) saber”, o advogado, Felipe Rebello Schmidt, falou sobre o processo eleitoral, abordando desde a legislação até inovações. “É no processo eleitoral que teremos o poder de ajustar o resultado das eleições. Espero que todos tenham condições de colaborar com o processo destas eleições e o Brasil possa comemorar”, concluiu.