Prévia do Balanço de Vendas de outubro indica recuperação econômica no fim do ano

Números divulgados pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) apontam redução da queda econômica provocada pela pandemia da Covid-19 na capital

O Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) da primeira quinzena de outubro dá mostras de que a economia paulistana pode se recuperar já no fim deste ano. Os números apontam que houve um crescimento de 37,9% comparado aos primeiros 15 dias de setembro de 2020. Se comparado ao mesmo período de outubro de 2019, época sem pandemia provocada pelo novo coronavírus, a retração foi de -10,4%. Como a curva das vendas está ascendente desde o início do afrouxamento do isolamento social, é provável que estes dados preliminares confirmem a tendência de melhora desse cenário a partir do fechamento do mês.

“Os números não significam que o comércio recuperou as perdas deste período de retração econômica, mas mostram, claramente, que a queda vem se reduzindo e, por isso, provavelmente em dezembro as vendas já estejam no mesmo patamar que no ano passado”, afirmou o economista da ACSP, Marcel Solimeo.

A economia de outubro foi impulsionada pelo Dia das Crianças, com a predominância da comercialização de bens de menor valor. Para novembro e dezembro, o comércio deverá ter também boa movimentação, por conta das promoções da Black Friday e das compras para o Natal.

A derrubada da economia já havia sido confirmada anteriormente pelo Balanço de Vendas divulgado periodicamente pela ACSP. Em março, por exemplo, quando as pessoas começaram a ficar em casa, registrou-se um recuo de – 27% em relação aos 30 dias correspondentes do ano anterior. Nos meses posteriores, a ACSP apontou balanço de -63,8% e -67% (abril e maio) também comparando-se ao período similar de 2019. Depois disso, houve uma gradativa recuperação econômica com -54,9%, -47,7%, -33,6%, -14,6% (junho, julho, agosto e setembro respectivamente) e, agora, uma prévia quinzenal de outubro, com -10,4%, relacionando-se ao período correspondente do ano passado.


Fonte: ACSP

Werther Santana-Estadão

Voltar