Professores da rede pública de Camboriú participam de capacitação sobre gestão da água

Na segunda-feira, dia 5, professores da rede municipal de ensino de Camboriú participaram de uma capacitação promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú em parceria com a Fundação do Meio Ambiente e a Secretaria de Educação de Camboriú.


O treinamento, que fez parte do programa de Educação Continuada do município, foi realizado na Escola Básica Municipal Anita Bernardes Ganancini, no bairro Monte Alegre.


O primeiro tema debatido foi a gestão participativa das águas. A bióloga Aline Luiza Tomazi falou sobre o consumo médio de água no Brasil e os múltiplos usos dos recursos hídricos para agricultura, criação animal, lazer, aquicultura, geração de energia, uso ecológico, mineração, assimilação de efluentes de esgoto, abastecimento público, indústria, navegação, entre outros. “Para fazer todo esse gerenciamento foi criada, há 21 anos, a Lei das Águas, que determina fundamentos, diretrizes, objetivos e instrumentos para o uso racional e integrado dos recursos hídricos e, assim, assegurar água para a atual e as futuras gerações”, afirmou Aline.


Também foram apresentadas aos professores as ações realizadas pelo Comitê Rio Camboriú, entre elas o Plano de Recursos Hídricos, o Projeto Produtor de Água, as atividades de educação ambiental, como cursos, oficinas, capacitações, as assembleias mensais, os eventos técnicos como o Simpósio da Bacia Hidrográfica e a implantação do Parque Inundável Multiuso. “O Comitê Rio Camboriú é um espaço para participar e colaborar com a gestão das águas. É formado por 30 organizações-membro distribuídas entre usuários de água, população da bacia e administração pública estadual e federal. Todos reunidos para pensar soluções que assegurem a qualidade e a quantidade de água necessárias,” complementou Fernando Assanti, executivo da Acibalc - uma das entidades membros gestores do Comitê e que também ocupa o cargo de assessor ambiental do Comitê Rio Camboriú. 


Os objetivos do Programa Tatu de Educação Socioambiental, já desenvolvido pela Prefeitura de Camboriú com os alunos da rede municipal, estadual e particular, também foram expostos na capacitação. “O intuito é desenvolver práticas sustentáveis por meio de palestras e ações em sala de aula para incentivar o consumo responsável, a correta destinação de resíduos, a coleta seletiva, a reciclagem de óleo de cozinha, pilhas e baterias, a compostagem, o uso consciente da água, a economia de energia, além do respeito a todas as formas de vida,” reforçou Teresinha Dalla Rosa, professora de educação socioambiental.


A capacitação finalizou com uma dinâmica de grupo onde os professores de cada disciplina criaram um plano de aula com temas relacionados à água. O objetivo é aplicar as ideias levantadas na oficina com os alunos, a partir do início do ano letivo e depois apresentar os resultados no Simpósio, que deve ocorrer em abril.   


Com colaboração de Rokelly Pierozan

Voltar