Programa Geração Empreendedora forma estudantes do ensino médio em BC e Camboriú

Com o intuito de despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista, vinte e três estudantes do ensino médio receberam nesta quarta-feira, 4, o certificado de conclusão do Programa Geração Empreendedora. Conduzido na região pela Acibalc, por meio dos Núcleos Jovem Empreendedor e Mulher Empreendedora, o projeto atuou desde o mês de setembro com oficinas, captação de empresas e mentorias para os jovens.

O programa foi dividido em etapas. Sensibilização nas escolas, Etapa Play, com oficinas realizadas na sede da Acibalc durante três encontros e Etapa Mentor Team, onde cada estudante selecionado recebeu uma mentoria das empresas associadas na Acibalc. Os alunos registraram todos os processos para elaboração de um relatório com o diagnóstico da experiência, contando tudo que aprenderam e o que levarão de aprendizado para o futuro. Participaram do projeto alunos dos Colégios José Arantes e Recriarte, de Camboriú, e Francisca Alves Gevaerd, de Balneário Camboriú.

Segundo a Vice Coordenadora do Núcleo da Mulher Empreendedora, Eunice Faquetti, o projeto incentiva o empreendedorismo e o associativismo nos jovens, facilitando suas escolhas profissionais. “Poder conhecer a realidade de uma empresa, sua rotina e suas demandas vai com certeza auxiliar esse jovem na sua formação profissional. Durante o projeto eles aprenderam muito sobre como empreender, principalmente sobre como ser proativo, liderar uma empresa e como trabalhar com a troca de contatos fazendo networks. As experiências vividas durante o programa irão ajudar o jovem no processo de decisão e escolha de graduação”, destaca.

O estudante Gabriel Scheid Reuter, recebeu a mentoria da empresa Qualyteam, durante a última fase do programa, e conta que para ele o mais importante foi aprender as questões básicas da função de um empreendedor. “Foi muito bom entender os tipos de empresa que existem, como funcionam, as formas de trabalho, e o trabalho em equipe. Depois do programa fica a experiência adquirida, que vai ser muito importante no mercado de trabalho, quando eu tiver de disputar uma vaga ou até mesmo quando estiver exercendo funções”, afirma.

Esta é a 2ª vez consecutiva que a Acibalc foi selecionada para participar do Projeto “Geração Empreendedora”, que atua em 25 cidades do estado, através de uma inciativa da Facisc, e pretende criar uma geração consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico dos municípios, por meio de jovens do ensino médio de escolas públicas e privadas.