Protesto Expresso passa a integrar as vantagens da Acibalc

Agora ficará ainda mais fácil e prático cobrar uma dívida. A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc) passou a oferecer mais uma facilidade para seus associados. Trata-se do Protesto Expresso, um serviço online que chega para facilitar o dia a dia dos empresários, proporcionando economia e velocidade na cobrança de títulos e documentos de dívidas vencidas.

O serviço integra as soluções empresariais da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e se destaca pelo baixo custo de inserção de títulos para cobrança via tabelionatos de protesto, e por ser um sistema online, capaz de se integrar com outros sistemas das empresas, custando apenas R$5 por lançamento.

O administrador e coordenador comercial do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção de Santa Catarina (IEPTB/SC), Sérgio Acy Kollet, pontua que o serviço tem uma série de benefícios, entre eles a rapidez e a economia. “O processo é feito todo online, sem que seja preciso ir até o cartório. Além disso, as empresas não precisam pagar as custas e emolumentos de cartório, que ficam por conta do devedor. O único pagamento será mesmo o valor de R$5. Não haverá cobrança extra pelo treinamento para usar o programa”, frisa.

Após o pedido de protesto, o cartório faz uma intimação ao devedor, que tem três dias úteis para quitar a dívida. Kollet reitera que em até 65% dos casos, as dívidas são recuperadas neste período. “Quem nunca teve seu nome negativo, acaba correndo atrás para pagar e não ter o seu nome protestado”, comenta. Já se o pagamento não for efetuado dentro desse prazo o título será protestado e aparecerá no Serasa, Boa Vista e SPC Brasil durante cinco anos. No cartório, o devedor ficará negativado até a dívida ser paga.