Representantes da Facisc e Acibalc em visita a Secretário de Turismo do Estado

Na quinta-feira, 2, o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte do Estado de Santa Catarina, Leonel Pavan, recebeu em seu Gabinete a VP de Turismo da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina - FACISC, Magda Bez e a Conselheira Superior da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú - ACIBALC, Ciça Müller.

Leonel que assumiu a pasta no dia 9 de janeiro, reafirmou o compromisso de trabalhar o potencial turístico do Estado e comentou do grande desafio ao assumir a Secretaria. A gestão pautada em parcerias com as Associações empresariais abre possibilidades de desenvolvimento e crescimento de matrizes econômicas na região além do turismo.

E foi a economia criativa um dos assuntos discutidos na reunião, com a apresentação do BC Criativo. A rede colaborativa de tecnologia social que nasceu em 2015 da parceria entre a Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Acibalc e Facisc, objetiva articular e acompanhar a implantação de políticas públicas para o fortalecimento da economia criativa, diversificando a matriz econômica de Balneário Camboriú.

O intuito, segundo Ciça, é criar ferramentas para atrair turistas, seja por meio da gastronomia, do turismo religioso, de eventos, de negócios, ou tantos outros. "Fomos a Florianópolis trocar experiências e fazer uma proposição. Já que pertencemos a um sistema como a Facisc, que inclusive pleiteia cadeira junto ao Conselho Estadual de Turismo, porque não criar-se um grupo de trabalho para pensar economia criativa de forma ampla e identificar Santa Catarina como Estado criativo dada as inúmeras características de cada uma de suas regiões?"

O termo criado para nomear modelos de negócio ou gestão ganhou força a partir de 2013 e se originou de atividades focadas em conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda, contribuindo significativamente para o desenvolvimento social.

Por Gisele Girardi - Assessoria de Comunicação