Segurança: Dados da operação verão 2016/2017 da Policia Militar são apresentados na Acibalc

A primeira reunião plenária do ano que aconteceu na manhã da terça-feira, 14, contou com a visita do Tenente Coronel Evaldo, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento de 10 municípios da região, sendo estes Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Tijucas, São João Batista, Canelinha, Major Gercino e Nova Trento.

Na ocasião foram apresentados números relativos ao período de 22 de dezembro de 2016 a 28 de fevereiro de 2017, demandados pela Central Regional de Emergências - 190. Esses dados sugerem uma resposta aos pedidos feitos pelos empresários associados à entidade encaminhados ainda no ano passado ao CONSEG - Conselho Comunitário de Segurança. 

Adequação do efetivo, elaboração de projetos para acompanhamento de dependentes químicos, aumento do número de barreiras, policiamento nas saídas de instituições de ensino e nas praias agrestes, efetivo nas entradas e saídas da cidade, ações de inteligência e monitoramento e promoção da integração foram os temas levantados e abordados durante encontro com a diretoria.


Programa Rede de Vizinhos


Voltado para assegurar a segurança da população, o Programa Rede de Vizinhos é uma estratégia de policiamento pautada na filosofia de polícia comunitária em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar reúne vizinhos de uma determinada localidade através do aplicativo WhatsApp. Esse moradores e empresários contribuem no processo repassando informações para a Polícia.

O comandante Evaldo enfatiza que o programa é uma ferramenta institucional da Polícia Militar de Santa Catarina. Em Balneário Camboriú a rede já foi implantada nos Bairros Ariribá e Praia dos Amores, além de algumas avenidas como na Quarta e Terceira Avenida, nestes casos mais voltados ao comércio.

Frente ao avanço da criminalidade, os moradores têm se mostrado determinados a participarem da construção dessas redes de comunicação.Entre os objetivos da proposta está a cooperação, busca de parcerias e o aumento da vigilância natural.

"O programa é estruturado em seis pontos: participação da PM na gestão da rede, reunião sobre os problemas, riscos e benefícios da iniciativa, a rede da comunicação em si, a implantação, o método de trabalho desenvolvendo plano de ação e avaliação dos resultados, além da governança, que seria a manutenção regular dos grupos através de reuniões", finaliza o Comandante. 

Grupos de moradores interessados em criar redes de vizinhos devem entrar em contato com a Polícia Militar diretamente no Batalhão localizado na Rua México, 1191 ou pelo telefone 3169-3400.


Por Gisele Girardi - Assessoria de Comunicação 

Voltar