Semana dos Núcleos: Núcleo de Gastronomia e Ambiental Limpeza Urbana realizam palestra de conscientização

Promovida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina através das Associações Empresarias do sistema, aconteceu entre os dias 15 e 20 de Julho a Semana dos Núcleos Empresariais. O objetivo da semana foi o de fortalecer e dinamizar o trabalho realizado pelos Núcleos que compõe as entidades de todo o estado, dando visibilidade as atividades realizadas por cada um deles, estendendo vivência e conhecimento para a classe empresarial.

As ações tiveram inicio no dia 15, segunda-feira, com uma palestra organizada pelo Núcleo de Gastronomia da Acibalc que apresentou em parceria com a empresa Ambiental - concessionária responsável pela gestão da limpeza urbana de Balneário, o programa de Reciclagem Recicla BC. Na ocasião, a engenheira ambiental, Ivana da Conceição apresentou número do programa que aumentou 42% em junho em relação ao mesmo mês no ano passado, sendo este o melhor resultado do ReciclaBC desde que o programa teve início em janeiro. A palestra teve o intuito de informar a população sobre o funcionamento da separação dos resíduos e o processo de reciclagem como forma de proteger o meio ambiente.

Ivana enfatizou que a infraestrutura atual de coleta é robusta e inédita, tem quatro caminhões com quatro funcionários cada um, trabalhando em dois turnos para percorrer todas as ruas da cidade, casa por casa, edifício por edifício, ao menos uma vez por semana. "Para comparação, até o ano passado havia apenas duas equipes trabalhando em turno único", finalizou.

Sensibilização

Equipes da Ambiental efetuam o serviço de sensibilização, o contato direto com moradores para mostrar a importância de separar os resíduos para a coleta diferenciada. A educação do município também está engajada nesse esforço, abordando o tema nas salas de aula e abrindo espaço para palestras sobre reciclagem.

As 827 visitas domiciliares de sensibilização em edifícios e comércios realizadas em junho, mostraram que ainda há espaço para aumentar a reciclagem pois quase um terço dos entrevistados ainda não faz a separação dos resíduos.