Sesc em Balneário Camboriú promove painel “Investir na qualidade de vida das equipes traz benefícios?”

Na terça-feira, 14 de março, aconteceu o “Sesc Reúne – Encontro com Empresários e Gestores de Pessoas", no Sesc de Balneário Camboriú. O evento contou com o painel “Investir na qualidade de vida das equipes traz benefícios?” com participação do presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), Eloir Edilson Simm; da administradora do Grupo Preze e Vice-Presidente da ACIBALC, Maria Pissaia e da gerente de Lazer do Sesc, Renate Damian. Na ocasião também foi apresentada a pesquisa “Estilo de vida dos trabalhadores do segmento supermercadista catarinense”, por Renato Barcellos, gerente de Planejamento da Fecomércio/SC.

A pesquisa é fruto de uma parceria entre Fecomércio/SC, Sesc e Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Ela traz dados sobre o perfil socioeconômico dos profissionais do setor, cruzados com indicadores de saúde e comportamentais. As informações coletadas alertam para a necessidade de fomentar ações que busquem a melhoria da qualidade de vida deste público e a conscientização para bons hábitos. Dos 2.225 entrevistados no Estado, em março de 2016, 45,9% não praticam atividades físicas e 76% admitem que assistem à TV mais de duas horas por dia. Considerando que o estilo de vida interfere diretamente nas empresas, a pesquisa faz uma radiografia deste grupo e consiste em um documento que pode ser usado de diversas formas pelas entidades envolvidas na busca de melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.

Durante o evento, Eloir Edilson Simm, presidente da ABQV, falou sobre o papel da liderança em criar um ambiente mais saudável, gerando benefícios para os trabalhadores e produtividade para as organizações. Ele trouxe dados sobre a relação custo-benefício entre organizações que investem ou não no colaborador. Abordou também o custo do sedentarismo no mundo e o impacto da falta de atividade física e da alimentação não adequada na obesidade e doenças crônicas, que estão diretamente ligadas ao absenteísmo (falta ao trabalho) e presenteísmo (baixa produtividade). A administradora do Grupo Preze, Maria Pissaia, apresentou alguns dos processos e resultados de sua empresa e ações realizadas que têm impactado na qualidade de vida no trabalho.

Por Gisele Girardi - Assessoria de Comunicação