Sociedade Civil Organizada promove reunião na Acibalc

O Fórum Permanente da Sociedade Civil Organizada de Balneário Camboriú foi instituído em março com o objetivo de conquistar forças e espaço para discutir assuntos de interesse da comunidade e ter voz ativa junto ao poder público municipal. Dele participam entidades empresariais e de classe, além de comitês como o da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú.

Na manhã dessa quarta-feria, dia 12, representantes da Associação das Micro e Pequenas Empresas (AMPE), do Sindicato dos Contabilistas (Sindicont/Litoral), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Camboriú, OAB Subseção Balneário Camboriú e da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), que foi a anfitriã do encontro, discutiram dois temas importantes para a região; os recursos hídricos e o estacionamento rotativo em reunião convocada pela entidade.

Sobre a gestão da água a preocupação dos líderes está em torno da preservação e manutenção de matas ciliares, da destinação correta do lixo e dos resíduos, na preservação do Rio Camboriú e de canais como o do Marambaia. O desafio é pensar políticas públicas que assegurem a qualidade e a quantidade de água suficientes para as gerações futuras.

A implementação do estacionamento rotativo de Balneário Camboriú foi outro tema de destaque. O assunto já vem sendo tratado pelo FUMTRAN em audiências, mas ganha forças diante da dificuldade em se encontrar vagas de estacionamento no município. Recentemente a prefeitura cancelou licitação para implementar a modalidade em Balneário, mas alternativas para se adotar sistemas inteligentes estão sendo debatidas pelos integrantes do fórum.