VP de Turismo da Facisc participa de meeting de Turismo em Gaspar

A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do Estado de Santa Catarina promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 4, a quinta edição do Meeting de Turismo, na cidade de Gaspar, reunindo as regiões turísticas conhecidas como Vale Europeu, Caminhos dos Príncipes e Costa Verde & Mar.

A vice presidente de turismo da Facisc, Ciça Muller, participou do evento que contou com a presença do secretário de turismo do estado, Tufi Michreff Neto, do prefeito da cidade de Gaspar, Kleber Wan- Dall e de demais secretários de turismo das cidades do Vale do Itajaí, entre eles o secretário de turismo do município anfitrião, Norberto Mette e do secretário de turismo da cidade de Blumenau, Ricardo Stodieck.

O encontro debateu especialmente a sustentabilidade e a gestão participativa do setor envolvendo gestores municipais e regionais de turismo, associações de classe, representantes do trade e instituições de ensino das três estâncias regionais. 

O secretário de Turismo, Tufi Neto, enfatizou durante a sua fala que o estado está desenvolvendo estratégias de trabalho para retomar projetos importantes como a campanha "O Sul é o meu destino", que objetiva divulgar as atrações turísticas dos três estado da região sul do país, além da capacidade de apoiar os municípios a desenvolver e captar recursos para estruturar o turismo em cidades de SC. "Estamos inclusive expandindo também promoções e captações de clientes e turistas no mercado emergente latino americano, lembrando que a capacidade da secretária é de apoiar principalmente os municípios catarinense no desenvolvimento auxiliando-os a captar recursos para estruturar o turismo."

Ainda durante a manhã, um painel sobre Desenvolvimento Regional através do Turismo de Negócios e Eventos, apresentado pela diretora de projetos estruturantes da SOL, Ana Paula Cardozo, trouxe um comparativo do acréscimo na economia da região sul em relação ao turismo de negócios. O turista de negócios participou em 2017 de 2 mil feiras e gastou o equivalente a R$11,424 bilhões entre passagens aéreas, diárias de hotel, locação de veículos, eventos e serviços. O setor de eventos e negócios também empregou R$7.500 minhões de empregos diretos e indiretos, correspondendo a um aumento de 6,6% se comparado ao ano de 2016.

A região sul responde a 15% dos eventos realizados no país, ficando atrás apenas da região sudeste e nordeste que respectivamente correspondem a 52% e 20%. No entanto, a região sul arrecadou com eventos 26%, ocupando a segunda posição do país, atrás novamente apenas do sudeste que arrecadou 53%.


Voltar