Em debate sobre o futuro do Turismo, Ciça Müller ressalta potencial do setor

Representando a diretoria da Federação e o setor turístico catarinense, a vice-presidente de turismo da FACISC, Ciça Müller, participou nesta terça feira (20/11) do evento Exame Fórum Turismo, realizado em parceria com o Ministério do Turismo e a Editora Abril.

No encontro foram realizados diversos debates sobre o futuro do turismo e as oportunidades econômicas.

O Ministro Vinicius Lummertz apresentou dados que comprovam que o turismo ainda está estagnado em relação ao potencial que possui, expondo números como os de investimento em infraestrutura para aparelhos turísticos em outros países, que mostram o quanto ainda temos que nos mobilizar e investir.

Segundo o ministro nos Estados Unidos, nos últimos anos foram investidos 302 bilhões, no Japão 116 bilhões, França 72 bilhões, e no Brasil, por conta de burocracia e rigorosas legislações, há 20 anos não nasce um novo parque temático, os cassinos não estão autorizados, marinas, parques ecológicos e outros equipamentos não são aprovados. De acordo com Lummertz, “o Brasil necessita se abrir aos outros países, atrair imigrantes e por mais que sejamos um país populoso, ainda assim precisamos de gente!”, destacou.

O escritor Italiano Domenico De Masi, autor de A terceira onda e Ócio Criativo, foi um dos painelistas e acrescentou que somos um país extremamente sensual, bonito, com biodiversidade e passamos um posicionamento de país aberto. Mas que precisamos realmente melhorar nossas infraestruturas e também nossa autoestima, pois temos muito a oferecer e às vezes deixamos de valorizar nossa cultura. Segundo De Masi, uma curiosidade é que só contamos nossa história a partir do ano 1500, quando na verdade há muita cultura, história e senso de estética e beleza em nossos índios, que na verdade são legitimamente o povo brasileiro.

Além dos painéis, também foram apresentadas startups do setor e o Plano de Marketing para o Turismo no Brasil com o tema: ‘O Potencial do Turismo Brasileiro: Como Tornar o Brasil um Destino Mais Competitivo no Mercado Mundial’. “Estamos num momento de grandes mudanças e reconhecer o turismo como uma importante matriz econômica do estado e do país é algo imprescindível. Temos muito potencial para desenvolver ainda mais a nossa economia e por meio da representatividade espero atuar para essa conquista”, destacou Ciça.

Ainda nesta terça, Ciça também participa da última reunião do ano do Conselho Nacional do Turismo.


Voltar